Por: Gabriela Rabinovici
O Fusca é um dos carros mais icônicos da história do automóvel. As primeiras unidades foram produzidas em 1938, chegando ao Brasil em 1950 como produto de importação. Apenas em 1959, o veículo passou a ser produzido pela Volkswagen na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O clássico “Fusca” (apelidado assim pelos brasileiros) ganhou uma nova versão, o “New Beetle”, produzido em 1997 com design diferenciado e itens tecnológicos. Hoje, é possível encontrar a terceira geração do modelo à venda, com motor 2.0 TSI, tabelado em R$ 105.320.
Atualmente, especula-se que o Volkswagen Fusca ou Beetle deixará de ser produzido em 2018. Isso porque o mercado automotivo está mais focado nos crossovers e as vendas de modelos como o Beetle estão reduzidas (nos Estados Unidos caiu 22,3% em 2015 e 42,1% no primeiro trimestre de 2016).
A ideia é que a Volkswagen passe a ocupar uma linha de montagem para o novo SUV Tiguan, na fábrica de Puebla no México, onde são produzidos exclusivamente, os modelos Beetle.
Outra especulação é que o Fusca estaria migrando para uma nova geração, feita sobre a plataforma MQB.
O futuro do Fusca ainda é incerto, mas muitos fãs desse grande clássico já torcem para a sua produção não ser descontinuada.
Leia mais:
Zotye Motors confirma fábrica em Goianésia / GO:
https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/zotye-motors-confirma-fabrica-em-goianesia-go/
Março tem alta de 21,94% em vendas de automóveis:
https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/marco-tem-alta-de-2194-em-vendas-de-automoveis/