Vai viajar? Cuidado com os pneus!

O feriado se aproxima e com ele as viagens para fazenda, praia e serra. Não importa o destino, é preciso que o motorista tenha o hábito de revisar os itens do carro, sobretudo os pneus, antes de pegar a estrada.

Eles são os únicos itens de contato entre o carro e o solo e precisam ser verificados atentamente para que não surjam surpresas desagradáveis no caminho. Entre os cuidados a serem tomados, está a calibragem, que precisa ser feita, pelo menos a cada 15 dias nos quatro pneus e sempre que for viajar. A pressão do pneu varia de acordo com a bagagem e o número de passageiros no carro, sendo assim, o ideal é consultar o manual do fabricante para saber quanto calibrar. No caso do estepe, devido ao pouco uso, é indicado colocar até cinco libras a mais que o normal. Se a calibragem não estiver adequada, a estabilidade do veículo é afetada e há maior consumo de combustível.alinhamento

Quanto ao estado do pneu, para descobrir se há desgaste relevante, é preciso  observar se os sulcos atingiram ou ultrapassaram a marca de 1.6 milímetros, sendo assim, a troca deve ser feita o quanto antes. Pneus “carecas” não oferecem a mesma segurança e trafegar com eles nesse estado acarreta multa de R$ 127,00 e cinco pontos na carteira de habilitação.

O alinhamento e balanceamento também não devem ser esquecidos, pois evita o desgaste irregular dos pneus e garante a eficiência de rolamento, economizando combustível.

Prática comum em qualquer carro, o rodízio de pneus proporciona estabilidade e compensa a diferença de desgaste. Também ajuda a prolongar a vida útil do pneu e deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados. Geralmente, a durabilidade dos pneus em carros populares é de 50 mil quilômetros, porém alguns modelos recomenda-se a troca antes disso. É importante prestar atenção à procedência do item e só comprar e trocar os borrachudos em oficinas especializadas.

Antes de viajar, lembre-se que não só os pneus, mas o carro todo precisa de uma revisão completa. Melhor prevenir do que remediar!

Para garantir tranquilidade no seu feriado vá até uma oficina mecânica de confiança. A Widmen realiza a troca de pneus, balanceamento, alinhamento, calibragem, além de possuir uma linha de pneus completa e rodas importadas para diversos modelos de carro.

Por: Gabriela Rabinovici

Mais informações sobre pneus aqui:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-o-pneu-do-seu-carro/