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Troca de óleo a vácuo ou convencional? Qual é a melhor opção?

Por: Gabriela Rabinovici

O óleo é responsável por lubrificar as peças do veículo, aumentando a vida útil do motor. Ele também limpa e refrigera os itens, garantindo o bom funcionamento do carro como um todo.

Com tantas funções importantes, ele deve ser utilizado de forma correta, pois a lubrificação errada pode resultar na redução da performance do veículo, no aumento no consumo de combustível e até mesmo na fundição do motor.

Mas qual o método mais adequado para fazer a troca?

Existem duas formas de retirar o líquido velho do motor. Uma delas, a convencional, é pela tampa do cárter, no fundo do veículo. A outra é a troca de óleo a vácuo, ou por sucção, que retira o lubrificante pela parte de cima do propulsor.

A vácuo:

Este tipo de troca esconde alguns riscos para o motor. O óleo que será trocado é removido do cárter por meio de uma máquina, que suga o lubrificante antigo a partir da entrada da vareta de medição. Ela leva, em média, 4 ou 5 minutos para ser feita, no entanto, se a pressão de sucção não estiver de acordo com o tipo de motor, poderá causar avaria nos componentes internos.

Além disso, é preciso se certificar de que todo o óleo antigo foi removido antes de completar com o novo lubrificante ao fazer a troca, pois resíduos de óleo oxidado podem comprometer a eficiência do novo e prejudicar o motor.

Convencional:

Por isso, é melhor recorrer à técnica convencional (gravitacional), que eleva o carro para escoar o óleo, abrindo o bujão do cárter. Lembrando que uma boa troca leva em média 20 minutos.

Dica:

Uma troca bem feita necessita ainda que o motor esteja em sua temperatura ideal de funcionamento, ou cerca de 90 ºC. Se você tiver de esperar pela troca de óleo, deixe o motor funcionando até levá-lo para o lugar de troca ou ligue o veículo por uns 10 minutos antes de começar o processo.

A oficina mecânica geral Widmen trabalha com as melhores marcas de lubrificantes automotivos do mercado e possui equipe apta a realizar a troca de óleo convencional com qualidade e eficiência.

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