MANUTENCAO-DO-AR-CONDICIONADO-CARRO

Troca de filtro do ar-condicionado evita danos ao veículo

Por: Gabriela Rabinovici

O ar-condicionado é um item indispensável no carro dos brasileiros, principalmente, em dias quentes e de chuvas torrenciais, no entanto, para garantir o bem-estar dos ocupantes e prolongar a vida útil do componente é preciso cuidar do equipamento como um todo, e isto inclui a troca do filtro.

O papel do filtro do ar condicionado, conhecido também como filtro de cabine é filtrar o ar externo, purificando o ar no interior do veículo.

Embora a substituição do item não seja obrigatória nas revisões, ela faz toda diferença, pois um filtro em uso há muito tempo, aumenta o consumo de combustível, piora a qualidade do ar que circula na parte interna do carro e ainda reduz o desempenho do ar-condicionado.

Além disso, pó, fungos e bactérias se acumulam no interior da peça, podendo causar não só a obstrução dos tubos da câmara de refrigeração, mas também danos à saúde, por isso, fique atento aos sinais como mau cheiro e falhas e opte sempre pela troca do filtro e higienização do sistema. O mau odor, também pode estar associado à falta de limpeza dos filtros e das bandejas da evaporadora do sistema.

Quem costuma trafegar por estradas de terra, deve redobrar a atenção com esse item, pois pistas com muita poeira, geram maior acúmulo no filtro, fazendo-o se degradar mais rápido do que aquele utilizado a maior parte do tempo na cidade.

Quando trocar?

É importante verificar a indicação do fabricante do veículo. Em média, a recomendação é a substituição na faixa dos 10 mil quilômetros rodados.

Atenção!

Lembre-se que quanto mais cuidados com o veículo, mais economia e segurança o motorista terá, além disso, um carro conservado possui maior vida útil e valorização na revenda.

Para garantir o perfeito funcionamento do ar-condicionado faça a higienização e a troca do filtro na Widmen mais próxima de você!

Leia mais:

Depois de desligar o carro, é normal ventoinha continuar funcionando?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/depois-de-desligar-o-carro-e-normal-ventoinha-continuar-funcionando/

A importância do filtro antipólen:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-do-filtro-antipolen/