ar condicionado

Tire suas dúvidas sobre o ar quente do carro

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de ar quente do carro é um item muitas vezes esquecido pelos brasileiros, isso porque nosso clima tropical nos faz acionar muito mais o ar frio. No entanto, durante o inverno e em locais de clima ameno, ele pode ser bastante usado. Existem vários modelos no mercado, alguns bem completos e digitais.

Como funciona?

O aquecedor utiliza a água quente do bloco do motor, através de um radiador. O ventilador empurra esse ar quente para o interior do veículo. O controle de temperatura no interior do carro é feito através da mistura do fluxo de ar frio proveniente do evaporador e do ar quente do aquecedor.

Ar quente gasta mais combustível?

Não. O consumo não aumenta, porque o ar quente já está presente no motor, quer você o direcione para dentro do carro, quer ele seja dissipado pelo radiador.

Ar quente desembaça o vidro?

O ar quente do sistema não elimina a umidade do ar. O vidro torna-se mais quente e impede o choque térmico. Isso acaba embaçando o para-brisa.

 Dicas:

– Mesmo em dias frios, ligue o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana por, no mínimo, 10 minutos. Isso é importante para lubrificar o sistema e evitar o ressecamento das peças;

– Troque o líquido de arrefecimento e o fluido específico de acordo com as especificações do manual do proprietário. Isso evita a corrosão e prolonga o tempo de vida útil do sistema,

– Não deixe de higienizar e trocar o filtro do sistema de ar quente, que é basicamente o mesmo do ar frio. Após longos períodos de uso, contaminantes externos acumulados podem grudar no filtro de ar causando mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias.

Faça a manutenção preventiva do sistema de ar do seu carro na Widmen mais próxima de você!

Fique por dentro:

Ar-condicionado manual x automático: conheça as diferenças:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/ar-condicionado-manual-x-automatico-conheca-as-diferencas/

5 dicas para dirigir de forma mais sustentável:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/5-dicas-para-dirigir-de-forma-mais-sustentavel/