Carroceria carros

Tipos de carrocerias dos carros. Qual o ideal para você?

Por: Gabriela Rabinovici

Com o passar dos anos, os veículos foram ganhando diferentes formas, com carrocerias variadas para atender melhor o gosto e estilo de cada motorista. A carroceria define a aparência do carro e pode ser feita de aço, alumínio ou fibra de carbono.

Conheça as principais características de cada tipo de carroceria:

Sedan:

É destinado ao uso familiar, por isso, esse tipo de carroceria possui quatro portas e é dividido em três compartimentos: motor, passageiro e bagageiro. O porta-malas é separado do vidro traseiro para proporcionar um espaço maior para as bagagens. Exemplo: Honda Civic.

Hatchback:

São modelos mais compactos, mais baratos e econômicos. O vidro traseiro é acoplado ao porta-malas, por isso, o espaço para bagagens é reduzido. Também existem os chamados hatches médios ou esportivos, um pouco maiores e mais potentes. Exemplo de hatch compacto: Fiat Uno. Exemplo de hatch médio/esportivo: Chery Cielo.

Cupê:

Seu formato clássico e baixo declina de forma acentuada até o bagageiro. É destinado a dois ou quatro ocupantes, possui duas portas, menor espaço interno, boa aerodinâmica e alto desempenho. Exemplo: Hyndai Veloster.

Van:

Própria para transportar vários passageiros, as vans ou furgões possuem grande espaço interno e alguns modelos contam com a parte frontal dividida da traseira para realizar o transporte de carga. Exemplo: Kia Besta.

Minivan:

Conhecida também como monovolume, esse tipo de carroceria é muito confortável e destinada ao transporte de vários passageiros. Conta com amplo espaço interno, bancos reguláveis e porta-malas acoplado aos bancos traseiros. Exemplo: Chevrolet Meriva.

Station Wagon ou SW:

Conhecida também como Perua, esse tipo de carroceria é apropriada para uma família numerosa, com cabine estendida até o porta-malas e tampa envolvida pela janela traseira. Exemplo: Wolkswagen Spacefox.

SUV:

Esse utilitário esportivo tem carroceria alta, robusta, própria para transportar carga e muitos passageiros. Ele é dotado de excelente acabamento, alta tecnologia e potência. Exemplo: Honda HR-V.

Pick-up:

A carroceria desse tipo de caminhonete é alta e possui compartimento aberto com uma grande caçamba para transporte de carga. Sua cabine é reduzida e pode ter dois ou quatro lugares. Exemplo: Ford Ranger.

Jipe:

Possui carroceria alta, curta, com espaço interno reduzido, própria para enfrentar estradas de terra e pistas acidentadas. Exemplo: Jeep Wrangler.

Crossover:

Trata-se de uma mistura de diferentes tipos de carroceria. Nele é possível encontrar elementos de hatches, sedans, SUV`s e até cupês. Exemplo: Hyundai Tucson.

Esportivo:

Sua carroceria pode ser fechada ou conversível, com design arrojado, excelente acabamento e muito conforto. Exemplo: Audi A5.

Leia mais:

Dicas para comprar o carro certo:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-comprar-o-carro-certo/

7 itens importantes no seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/7-itens-importantes-no-seu-carro/