Mercedes-Benz-SLS-AMG

Portas de carro: conheça os principais tipos de aberturas

Por: Gabriela Rabinovici

Elas são partes superimportantes de um veículo, afinal, dão acesso ao interior do automóvel e servem de proteção para os passageiros. Além da funcionalidade, algumas portas automotivas encantam pelo design original.

Vale mencionar que no Brasil, a maioria da frota de carros (85%) é equipada por quatro portas com abertura convencional, no entanto, alguns modelos contam com duas, três, cinco portas e diferentes tipos de aberturas. Veja os principais:

– Convencional:

Possui duas dobradiças e abre para fora do corpo do carro. O projeto é simples, fácil de construir e de baixo custo. Exemplos: Honda Civic e Volkswagen Gol.

– Tesoura:

Abre para cima e para frente, é estilosa e não ocupa o espaço lateral. Exemplos: BMW I8 e Koenigsegg Regera.

– Asa de gaivota:

Quem não se lembra das portas “asa de gaivota” do modelo DMC DeLorean, no filme “De Volta Para o Futuro”? As articulações estão na sua extremidade superior, no teto em vez da lateral. Exemplos: Mercedes-Benz SLS AMG e Tesla Model X.

– Suicida:

Possui articulações para trás e o tipo está presente, geralmente, em minivans. O design foi feito para eliminar a coluna central do veículo. Fechada, a porta ocupa o lugar da coluna inexistente. Exemplos: Fiat Strada (modelo top de linha) e Mazda RX-8.

– Corrediça:

Desliza de maneira horizontal. Geralmente, utiliza-se um sistema sofisticado de trilhos para que ela corra. Exemplos: Ford B-Max e Mercedes-Benz Vito.

Quanto ao número de portas, é importante saber que se a tampa traseira dá acesso ao interior, o veículo possui três ou cinco portas, se não dá, ele possui duas ou quatro portas.

Fique por dentro:

Os carros mais famosos da história do cinema:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-carros-mais-famosos-da-historia-do-cinema/

BMW apresenta sua visão de futuro em novo filme online:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bmw-apresenta-sua-visao-de-futuro-em-novo-filme-online/