Para que servem os sulcos dos pneus?

Por: Gabriela Rabinovici

Os sulcos são desenhados na banda de rodagem dos pneus e têm a função de realizar o escoamento de água em dias de chuva, impedindo a aquaplanagem e melhorando a estabilidade e capacidade de frenagem. Além disso, eles possibilitam a passagem de ar pelos pneus, proporcionando um melhor desempenho e mais segurança na direção.

Para que os pneus cumpram seu papel de forma eficaz é preciso que os sulcos tenham a profundidade mínima exigida pelo Código Nacional de Trânsito (Contran), que é de 1,6 milímetros, medido da base do sulco até a base mais externa da banda de rodagem.

O motorista pode medir a profundidade através do “Tread Wear Indicator”, um indicador saliente no sulco do pneu ou levar o veículo a uma oficina mecânica especializada para que o “profundímetro” indique a profundidade do sulco.

Além de observar as condições dos sulcos dos pneus, o motorista precisa verificar a data de validade na lateral do pneu, que geralmente é de 5 anos a partir da data de fabricação (que é possível verificar através do Código DOT seguido por 4 números que representam a data de fabricação, sendo os 2 primeiros dígitos a semana do ano e os 2 últimos o ano da fabricação), e ver se o pneu apresenta bolhas e rachaduras. Nesse caso, a troca deve ser feita por profissionais especializados.

Venha em uma de nossa lojas e retire o seu profundímetro grátis, se os pneus do seu carro estiverem desgastados aproveite e faça a manutenção completa dos itens na Widmen.

Saiba mais:

O que é Treadwear do pneu?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-que-e-treadwear-do-pneu/

Conheça a tecnologia Seal Inside da Pirelli:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-a-tecnologia-seal-inside-dos-pneus-pirelli/