Os perigos de abastecer o carro com combustível adulterado

Ele é considerado um dos principais inimigos dos automóveis, influencia no consumo e reduz a vida útil de diversas peças do motor. Abastecer com combustível adulterado ou batizado, a princípio, pode sair mais barato para o bolso dos motoristas, mas em longo prazo, o prejuízo é grande. Nem sempre o condutor está ciente da procedência do combustível, por isso, é bom ficar atento na hora de abastecer e escolher um posto de confiança.

images

A adição de substâncias estranhas à composição básica da gasolina, álcool ou diesel é ilegal e provoca desde o mau desempenho do carro, até a emissão de poluentes no meio ambiente. Enquanto na gasolina é mais comum a adição de solventes, ao álcool é geralmente adicionado água para render mais.

O motorista deve prestar atenção aos principais sinais de danos: falhas no motor, entupimento dos bicos injetores, acúmulo de resíduos na parte interna do motor, avaria nas velas e catalisador, aumento no consumo de combustível, problema na luz da injeção eletrônica, entre outros.

Deve-se então levar o carro em uma oficina mecânica de confiança para que o profissional esvazie o tanque e realize uma limpeza. É possível que seja feita também a troca de mangueiras de pressão e filtro de combustível e, em casos mais graves, a troca de pistão e válvulas.

A cada 10 mil quilômetros rodados é preciso trocar o filtro de combustível e a cada 20 mil quilômetros rodados realizar a limpeza dos bicos injetores.

Se o seu carro está com problemas causados pelo uso de combustível adulterado vá até a Widmen, a oficina mecânica geral apta para fazer trocas e reparos.

Por: Gabriela Rabinovici

Fique por dentro:

Mais etanol na gasolina: qual é o efeito para o motor?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/mais-etanol-na-gasolina-qual-e-o-efeito-para-o-motor/

Defeito no catalisador aumenta o consumo de combustível.

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/defeito-no-catalisador-aumenta-o-consumo-de-combustivel/