O que você precisa saber sobre a troca das rodas do carro

Por: Gabriela Rabinovici

As rodas desempenham papel importante nos carros, pois além de fazer a sustentação da carroceria e ajudar na aderência dos pneus com o solo, também são itens que agregam valor estético ao veículo.

Muitos motoristas optam por substituir as rodas que vêm de fábrica por modelos com design diferente, no entanto, é preciso que as características da roda desejada sejam compatíveis com a estrutura da original. Trocar uma roda, seja por escolha ou defeito, exige conhecimento e o ideal é que seja feita por um profissional especializado.

Primeiro, é preciso saber a quantidade de porcas ou parafusos necessários para fixar a roda (pode ter quatro, cinco, seis furos ou de acordo com a especificação).

Muitas pessoas pensam que quanto mais apertados os parafusos estiverem, melhor, mas não é bem assim. É preciso consultar o manual do fabricante (geralmente, vai de 8 a 12 kgf.m).

Se houver aperto excessivo, o motorista pode não conseguir trocar o pneu sozinho em uma situação de emergência. E se estiverem folgados demais pode ocorrer trepidação e o pneu se soltar, com risco de graves acidentes.

Recomenda-se que o motorista tenha sempre no carro, o kit para a troca de pneus, composto por macaco, chave de rodas e porcas e parafusos universais.

Dicas:

– Depois da troca das rodas ou pneus, percorra alguns quilômetros e depois pare para observar se houve o afrouxamento das porcas ou parafusos;

– Nunca passe graxa e lubrificante nas porcas e parafusos. Essas substâncias podem fazer os itens afrouxarem mais fácil.

– Procure um profissional da Widmen para fazer a troca com segurança e qualidade.

Fique por dentro:

As vantagens dos pneus ecológicos:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-vantagens-dos-pneus-ecologicos/

Seu carro usa correia ou corrente?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/seu-carro-usa-correia-ou-corrente/