hora para viagens

A melhor hora para viagens de carro

A escolha do horário ideal para viajar de carro é um tema que requer atenção, especialmente em feriados prolongados. Caso o trajeto e o horário escolhidos não sejam os ideais, a viagem pode se tornar cansativa.

 

Cuidados preliminares: É importante estar com o sono em dia. Evitar, também, tráfego pesado e congestionamentos, além das altas temperaturas, durante o verão.

Sair depois de um dia de trabalho, para otimizar o tempo, pode ser uma boa opção fora de temporada. Porém, é sempre necessário aguardar o fluxo melhorar para colocar o pé na estrada. Informe-se, também, sobre as condições de trânsito, consultando a internet ou o rádio para ter certeza de um caminho tranquilo.

Evite horários de maior fluxo de carros e eleja um horário em que a estrada estará com uma frequência menor de automóveis. No Ano Novo, por exemplo, é uma ocasião onde longas deslocações acontecem nas estradas depois do expediente, fique atento. Já, após a festa de Réveillon, o ideal é sair depois de amanhecer, descanse à noite e saia de manhã.

Ao viajar de dia, atente-se à posição do sol. Por exemplo, se dirigir no sentido leste, os olhos ficarão em frente ao sol entre às 6:30 e 10 horas. A noite e a madrugada são os horários preferidos de muitos motoristas, já que a ocupação nas estradas é menor. Desta forma, não se corre o risco de cegueira de nenhum tipo, conforme exemplificado acima. É também uma boa oportunidade para viajar com os pequenos, que ficam enjoados ou inquietos. Assim, poderão dormir durante o trajeto, sem desatenções ao motorista.

Utilize GPS, alguns aplicativos dão informações em tempo real, o que permite o motorista cursar o trajeto, sem trânsito e acidentes. Por isso, mesmo que você conheça o caminho, use o sistema de navegação para melhores alternativas e uma viagem mais tranquila.

Escolher um horário adequado para colocar o carro na estrada também está diretamente ligado ao custo da viagem. Horários em que o carro pare menos durante o percurso e troque menos marchas ajuda a economizar combustível e manutenção. Assim como a escolha por caminhos sem pedágios.

Para ter total segurança na estrada, esteja com o seguro automóvel em dia, e faça check-up do carro na Widmen.