saúde carro

Dicas para prolongar a saúde do carro

Por: Gabriela Rabinovici

Carros são considerados bens de consumo duráveis e, por isso, o esperado é que tenham uma longa vida útil, no entanto, problemas podem aparecer e alguns deles são muito comuns, principalmente, quando há falta de cuidados.

As principais recomendações são: dirigir de forma correta e defensiva, ficar atento aos sinais que o carro dá e fazer a revisão periódica em uma mecânica especializada.

Lembre-se que agir de forma preventiva, significa mais economia, desempenho, segurança e menos dor de cabeça, por isso, siga essas dicas:

- Evite alguns hábitos:

Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, acelerar e frear bruscamente, esquecer o afogador puxado, sair em segunda marcha, descer na “banguela”, passar em quebra-molas na diagonal, descansar a mão sobre a alavanca do câmbio são hábitos que podem aposentar o seu veículo mais cedo.

- Cuidado ao estacionar:

Mantenha uma distância mínima do meio-fio e evite apoiar as rodas na guia, pois essa prática deforma e esvazia os pneus.

- Evite a popular “chupeta” na bateria:

Em situações de emergência, muitos recorrem à “chupeta” na bateria do carro, no entanto, essa prática pode queimar a central de injeção, reguladores de tensão ou outras peças eletroeletrônicas do veículo. O correto é procurar uma mecânica especializada para retirar a bateria do veículo, carregá-la fora e depois colocar novamente no lugar ou, se for o caso, trocar a peça.

- Verifique o TWI dos pneus:

É necessário verificar se os sulcos estão dentro do limite de segurança estabelecido pela legislação brasileira, de 1,6 mm de profundidade, do contrário, o veículo perde estabilidade, estando suscetível à aquaplanagem e acidentes. Faça também a calibragem, alinhamento, balanceamento, rodízio e substitua-os no prazo indicado;

- Preze pela limpeza:

Poeira, lama, fezes de aves, urina de cachorro e maresia são prejudiciais à lataria e às peças do veículo. Vale escolher uma empresa de confiança para realizar a lavagem para evitar arranhões e manchas na pintura.

- Utilize combustível de qualidade:

Abasteça em postos de confiança, não faça uso de combustível adulterado e fique atento aos preços muito baixos, pois o produto pode ser ruim. Gasolina e etanol de qualidade garantem mais desempenho ao motor e durabilidade às velas.

A Widmen possui equipe qualificada para fazer a revisão regular do seu veículo.

Fique por dentro:

Conheça os benefícios da direção segura:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-beneficios-da-direcao-segura/

Saiba como proteger seus bancos de couro do envelhecimento:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-como-proteger-seus-bancos-de-couro-do-envelhecimento/