gases-poluentes

Dicas para evitar que o carro seja reprovado por gases poluentes na vistoria do Detran

Por: Gabriela Rabinovici

O Detran fará vistorias nas ruas a partir de abril deste ano, com protocolo de sete itens. Batizada de Operação Detran Seguro, a ação nas ruas é feita nos moldes da Operação da Lei Seca e tem como objetivo deixar o trânsito menos perigoso. Um dos itens a serem aferidos é a emissão de gases poluentes.

Um carro desregulado emite até 50% mais gases na atmosfera, sendo o CO2 (dióxido de carbono) um dos grandes vilões para o meio ambiente. Este gás é formado na câmara de combustão dos veículos a partir da queima do combustível, por isso, esse tipo de aferição é tão importante. Há ainda, os gases que são venenosos para a saúde humana, como o CO (monóxido de carbono), o NOx (óxido de nitrogênio) e o NMHC (hidrocarboneto não metano).

Fumaça (preta ou branca) saindo do escapamento do motor, assim como vazamento de óleo lubrificante ou combustível indicam que o carro está poluindo o ambiente acima do limite, e portanto, serão reprovados na vistoria do Detran.

Para evitar esse problema e ficar tranquilo durante as vistorias, respeite os prazos da troca de óleo, filtros e velas, por exemplo. Não deixe ainda de:

– Verificar o duto de escapamento. Ele não deve estar com furos ou ferrugem;

– Confira se o catalisador está em boas condições. Ele é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em substâncias inofensivas;

– Mantenha os pneus calibrados e as rodas alinhadas.

Caso seja identificada alguma irregularidade durante a vistoria, o veículo será liberado se o problema for sanado em prazo determinado. O veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

Outras dicas para tornar seu veículo mais ecofriendly:

– Na hora da troca ou compra, opte por carros mais econômicos;

– Busque caminhos alternativos para evitar os congestionamentos;

– Evite dirigir em alta velocidade, pois consome mais combustível e emite mais CO2;

Evite fazer o motor funcionar na primeira marcha;

– Não dirija na banguela (ponto morto);

– Cheque a procedência do combustível.

Faça a manutenção periódica em uma mecânica de confiança como a Widmen, lá você realiza a inspeção ambiental veicular para controlar a emissão de gases poluentes.

Leia mais:

Dicas para a bateria do carro durar mais:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-a-bateria-do-carro-durar-mais/

Dicas de manutenção preventiva:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/