Dicas para comprar o carro certo

Por: Gabriela Rabinovici

Com diversas opções de carros à venda no mercado fica difícil escolher o modelo ideal. Novo ou usado, manual, automático ou automatizado, hatch ou sedã, gasolina ou etanol? Para que o consumidor realize um bom negócio e evite prejuízos é importante estar precavido e seguir à risca algumas dicas.

Comprar o carro pela aparência e impulso pode trazer muita dor de cabeça, afinal, o consumidor deve comprar o automóvel que pode pagar sem que comprometa o orçamento e gere dívidas. Além do valor do carro deve-se estar ciente que existe o custo da manutenção que em alguns anos pode até superar o valor do carro escolhido. Entre os modelos com maior custo de manutenção estão os fora de linha, aqueles que não possuem itens básicos, carros grandes, com muita potência, marcas recém-chegadas ao país e com pequena cobertura nacional.

É importante pesquisar muito antes de realizar a compra e se for usado checar a procedência. O consumidor deve saber se há histórico de roubo e furto em aberto, além de restrições judiciais e administrativas, multas, histórico de quilometragem, registro de acidentes, débitos em atraso, ofertas em leilão, entre outros itens que afetam diretamente o valor do automóvel.

Em caso de modelos usados é aconselhável saber a aparência original de fábrica a partir do ano e modelo. Assimetria, cor e peças trocadas podem indicar que o carro sofreu algum dano e isso influencia no valor.

Faça um test drive! Mas antes compare com o carro de mesmo modelo de algum conhecido, assim é possível sentir os dois veículos e saber se ele está apto para a compra.

O tempo é importante para pesquisar e o consumidor pode encontrar condições melhores em outras lojas.

Leia mais:

Entenda a diferença entre carros elétricos e híbridos:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-a-diferenca-entre-carros-eletricos-e-hibridos/

Motores de injeção direta: mais potência e economia:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/motores-de-injecao-direta-mais-potencia-e-economia/