para brisas

Cuidados importantes com as palhetas do limpador do para-brisa

Por: Gabriela Rabinovici

Esquecidas por alguns motoristas, as palhetas do limpador do para-brisa são itens importantes no veículo. Elas são responsáveis por retirar o excesso de água do vidro em dias de chuva, garantindo assim, uma boa visibilidade.

Cuidados básicos de utilização e manutenção podem garantir a eficiência da peça por, pelo menos, um ano. A dica principal é manter os vidros do carro sempre limpos, para que não arranhem, quando forem acionadas. Isso também evita que apareçam estrias nas borrachas das palhetas.

Manter os esguichos de água regulados, também ajuda a conservar as palhetas, pois se não estiverem bem posicionados ou entupidos, o vidro não será borrifado adequadamente, podendo provocar arranhões nos vidros e o desgaste precoce das palhetas.

É preciso estar atento ao líquido utilizado no reservatório. É essencial fazer uso de água limpa ou misturada a aditivos específicos para limpeza de para-brisa, evitando adicionar detergente ou sabão em pó, por exemplo. Ao realizar a limpeza das palhetas é aconselhável utilizar um pano umedecido em água para eliminar o acúmulo de sujeira e nunca fazer uso de produtos químicos, óleo e querosene.

Ruídos e trepidações na haste, vidro embaçado, riscos e faixas no vidro, além de fissuras e rasgos nas borrachas das palhetas são sinais que está na hora de fazer a troca das peças.

O ideal é substituí-las sempre por palhetas de qualidade. Não se esqueça de verificar o modelo adequado no manual do fabricante.

Fique por dentro:

Saiba como limpar o para-brisa do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-como-limpar-o-para-brisa-do-seu-carro/

Os problemas causados pelo excesso de sujeira no carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-problemas-causados-pelo-excesso-de-sujeira-no-carro/