trânsito

Confira 10 dicas de bom comportamento no trânsito

Por: Gabriela Rabinovici

Dirigir pelas grandes cidades pode ser cansativo e estressante, diante disso, muitos motoristas acabam sendo negligentes e imprudentes no trânsito, praticando infrações irresponsáveis e colocando a vida de diversas pessoas em risco.

Promover um trânsito mais seguro é dever de todos, por isso, selecionamos 10 dicas para você melhorar sua postura na direção e prever perigos na pista.

1 – Sem brigas e discussões:

Não participe de “bate-bocas” e desentendimentos no trânsito. Diante de situações desagradáveis, procure relaxar, sem perder a atenção.

2 – Respeite a sinalização:

As placas e sinais colocados nas vias tem a função de evitar situações perigosas. Respeitá-las é uma prática fundamental para garantir mais segurança. Não se esqueça também de utilizar as setas corretamente.

3 – Não utilize o celular:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a combinação de celular e direção aumenta em quatro vezes o risco de um acidente no trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir falando ao celular, ainda que com fones de ouvido é infração média sujeita à multa. A atenção deve estar totalmente voltada ao tráfego.

4 – Não obstrua cruzamentos:

Fechar o cruzamento, sobretudo em horário de pico, deixa o trânsito ainda mais complicado. A prática atrapalha os outros condutores e é considerada uma infração média, que pode gerar multa e perda de pontos na carteira.

5 – Não dirija sob efeito de álcool ou drogas:

Ingerir bebida alcoólica ao dirigir aumenta e muito as chances de um acidente acontecer. Em uma colisão, a presença de 0,3 miligrama ou mais de álcool por litro de ar expelido já é considerado, pelo Código de Trânsito Brasileiro, infração gravíssima. Seja consciente!

6 – Use sempre o cinto de segurança:

O cinto é um acessório básico no veículo, mas muitas vezes negligenciado. O item é capaz de reduzir o risco de ferimentos fatais em até 50% para ocupantes do banco dianteiro e, em até 75% para ocupantes do banco traseiro. Utilize-o até mesmo em curtas distâncias.

7 – Não pare em vagas preferenciais ou em fila dupla:

“Roubar” vagas preferenciais de idosos, gestantes ou deficientes físicos é irregular e desrespeitoso! Parar ao lado do outro veículo que está parado corretamente, em fila dupla, causa obstrução parcial da via e também é considerada infração grave com multa e perda de cinco pontos na carteira.

8 – Dê passagem:

É seu direito andar em uma velocidade mais baixa. Mas não se esqueça de dar passagem para quem gosta de andar mais rápido. Lembre-se ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração gravíssima não dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias.

9 – Respeite os limites de velocidade:

Seja prudente! A velocidade da via é estipulada considerando o contexto local, o fluxo de carros, pedestres e o perímetro. Transite em velocidades compatíveis para não colocar em risco a vida de outras pessoas.

10 – Faça a manutenção periódica:

Para evitar surpresas desagradáveis no trânsito, não deixe de realizar a manutenção preventiva e a troca das peças no prazo estipulado no manual do proprietário.

A Widmen possui um moderno centro de reparos, com profissionais altamente qualificados para realizar a manutenção tanto em veículos nacionais quanto importados.

Leia mais:

Conheça os hábitos que desgastam seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-habitos-que-desgastam-o-seu-carro/

A importância de manter a pressão ideal dos pneus:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-a-pressao-ideal-dos-pneus/