bmw-c4-1464435

Como tirar o máximo proveito do seu carro esportivo

Por: Gabriela Rabinovici

Brasileiros são apaixonados por carros, ainda mais quando trata-se de carros esportivos! Seja pela tecnologia ou pelo design singular, não dá para não apreciar e não desejar um quando eles passam. Mas não é apenas isso que chama a atenção, afinal o desempenho é uma característica marcante. Um modelo esportivo é uma supermáquina e precisa ter motor forte para atingir grandes velocidades.

Carros esportivos se diferenciam de carros comuns pela grande aderência ao solo em retas ou em curvas, dando a sensação que o veículo está grudado ao chão. O desenho é projetado para dar mais fluidez ao ar, impedindo que o carro voe. As molas são mais duras para dar estabilidade e os amortecedores são pressurizados para evitar o excesso de movimento das molas.

Embreagem, pedais, câmbio e bancos também são diferentes dos carros comuns. Os pneus e rodas de aro largos são características dos esportivos e há presença de controle aerodinâmico para pressionar o carro para baixo.

Para entender melhor a relação peso/potência deve-se pegar o peso em quilogramas (kg) e dividir pela potência do motor em cavalos-vapor (cv), dados que o proprietário pode encontrar na ficha técnica do veículo.

Veja os exemplos:

- BMW M5 V8 Biturbo – relação peso/potência é 3,52    

- Uno Mille – relação peso/potência 12,58

Isso significa que cada cavalo de potência da BMW carregará 3,52 quilos e que cada cavalo de potência do Mille carrega 12,58 quilos. No entanto, fatores como torque do motor, câmbios, aerodinâmica e modernidade do projeto devem ser levados em consideração.

Alguns modelos são exclusivos e outros produzidos em apenas poucas unidades. Quem não pode adquirir um supercarro investe em kits de esportivos, assim, diversas peças podem ser substituídas, mas a troca não deve ser exagerada, pois pode comprometer o veículo e seu desempenho.

Fique por dentro:

Tuning: conheça 4 aplicativos para personalizar seu carro virtualmente:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tuning-conheca-4-aplicativos-para-personalizar-seu-carro-virtualmente/

Carros econômicos ou carros potentes: qual é a melhor escolha?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/carros-economicos-ou-carros-potentes-qual-e-a-melhor-escolha/