Carros off-road: como funcionam?

Os carros com apelo aventureiro vieram para ficar. Quem gosta de encarar trilhas radicais e estradas desafiadoras com muita lama e obstáculos deve apostar no modelo off-road que oferece tração extra e otimiza o desempenho do veículo em solos irregulares.

O nome off-road significa “fora da estrada” e é muito importante que o motorista conheça as diferenças entre este e um veículo comum. Para começar, a altura do pneu de um off-road varia de acordo com a intenção do condutor. Se for passar em terrenos enlameados, a altura deve ser uma e se for passar em terrenos com pedras, a altura é outra. Para aumentar a distância do chão deve-se elevar a carroceria ou alterar a suspensão.

Os pneus devem ser especiais, mais reforçados, tanto na composição, quanto no tamanho. O tipo all terrain (AT) é considerado “50% fora da estrada”, enquanto o mud terrain (MT) é considerado “100% fora da estrada”. Eles devem ser a maior preocupação para quem quer sair do asfalto, por isso devem possuir sulcos mais profundos para evitar que o veículo atole. Também é necessário adaptar um sistema de bloqueio para que todas as rodas girem na mesma velocidade e com mesmo torque, para os carros com tração nas quatro rodas.

Além de altura e pneus, o proprietário deve preparar o veículo com proteção de peito, câmbio, transferência e tanque a partir de chapas metálicas. A proteção lateral e o conjunto de estribos não devem ser esquecidos. Para casos de atolamento, o guincho e para-choque são itens essenciais e o snorkel ajuda a captar ar para o motor se o motorista estiver em terrenos alagados.

É importante saber que qualquer carro pode ser modificado para se tornar off-road, no entanto há uma infinidade de itens que podem ser adaptados de acordo com a preferência do motorista, mas o custo total  pode sair bem caro. O carro modificado precisa ser avaliado pelo Inmetro que emite um laudo para apresentação no Detran e solicita alterações no documento para inclusão dos novos itens. Dessa forma, o carro pode rodar com segurança.

Para utilizar um veículo off-road, o condutor deve ter responsabilidade e conhecimento. Ele deve ser capaz de julgar as condições do terreno e saber se é possível dirigir em torno de obstáculos. Imprevistos acontecem e os reparos de peças não são baratos, mas são fundamentais para evitar acidentes e continuar a desbravar trilhas.

Por: Gabriela Rabinovici

Fique por dentro:

Amortecedor danificado causa cansaço do motorista:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/amortecedor-danificado-causa-cansaco-do-motorista/

Como funcionam as barras estabilizadoras:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-funcionam-as-barras-estabilizadoras/

Evite usar pneus de marcas diferentes:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/evite-usar-pneus-de-marcas-diferentes/