Carros muito tempo sem uso precisam de cuidados especiais

Carro não foi feito para ficar parado. Mas, às vezes, pode ser que o motorista precise deixá-lo por um bom tempo na garagem, quando, por exemplo, viaja de férias. Se o tempo exceder seis meses, o veículo terá sua vida útil comprometida, por isso será necessário tomar alguns cuidados para que as peças mantenham-se em boas condições e não haja prejuízo.

motor1

Entre os inconvenientes causados pela falta de uso estão: lubrificante vencido, combustível oxidado, os sistemas de embreagem e freios colados, borrachas ressecadas, ar-condicionado ineficiente, bateria sem carga, entre outros.

A primeira recomendação é deixar o veículo com alguém de confiança para rodar alguns quilômetros, pelo menos, a cada 15 dias, mas se não for possível siga essas recomendações:

Mantenha os pneus suspensos e com calibragem entre 20% a 30% acima do normal, isso é importante para evitar deformações, devido ao contato com o solo. Guarde o veículo em lugar limpo, seco e arejado, pois evita a corrosão precoce do escapamento e oxidação de discos e tambores. Deixe o carro com o tanque sempre cheio com gasolina aditivada e líquido de arrefecimento. Retire a bateria do veículo com carregador portátil e deixe-a sempre carregada ou apenas desligue os cabos da bateria. Mantenha os braços dos limpadores dobrados, evitando o contato com o vidro. Antes de voltar a “exercitá-lo” troque a graxa dos pneus, pois passado seis meses, a lubrificação é inexistente. Por fim, evite a capa protetora que abafa o veículo e pode grudar na pintura, ao invés disso, antes de deixá-lo parado lave-o bem e encere-o com uma cera protetora.

Quando o motorista voltar a utilizá-lo é essencial lavar o carro e fazer um check-up para avaliar todos os itens mencionados.

Deixou o seu carro parado por muito tempo? Faça uma avaliação completa na Widmen, a oficina mecânica especializada do Rio de Janeiro.

Por: Gabriela Rabinovici

Leia mais:

Depois de desligar o carro, é normal ventoinha continuar funcionando?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/depois-de-desligar-o-carro-e-normal-ventoinha-continuar-funcionando/

Bateria de carro: quando trocar?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bateria-de-carro-quando-trocar/