As vantagens dos pneus ecológicos

Se você já ouviu falar em pneu verde, saiba que ele não refere-se à cor do item e sim à sua relação com o meio ambiente. Fabricados com materiais derivados do petróleo e sílica, proveniente da areia, eles reduzem o consumo e a emissão de poluentes. Isso acontece, porque tais materiais minimizam a temperatura, ocasionando menor desgaste e exigindo menos do motor.

Pneus-pirelliok

Diversas montadoras comprovam a eficiência dos pneus ecológicos. Entre as vantagens estão maior quilometragem, menor emissão de ruídos, maior aderência em pisos molhados, maior leveza, redução de 5% no consumo e até 15% na emissão de gases carbônicos.

A diferença de custo para um pneu convencional é pequena e não há contraindicações para o uso. Carros antigos, minivans, pick-ups, SUVs, entre outros podem se beneficiar com essa alternativa sustentável. Um em cada dez carros produzidos no Brasil já conta com pneus eco-friendly e até 2016, metade da frota produzida no país terá o item. O Inmetro garante a autenticidade dos pneus ecológicos através do selo de garantia, por isso é importante ficar atento na hora da compra.

Conheça alguns modelos:

Pirelli Cinturato P1

Pirelli Cinturato P7

Pirelli Scorpion Verde All Season

 

Qualquer motorista que queira realizar a substituição dos pneus comuns pelos pneus verdes pode ir a uma oficina mecânica de confiança e solicitar o modelo ecologicamente correto. A Widmen dispõe de pneus que são amigos do meio ambiente e possui profissionais competentes que realizam a troca com rapidez e eficiência.

É válido lembrar que a manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento de pneus verdes ou comuns e deve ser feita periodicamente.

Por: Gabriela Rabinovici

Leia mais sobre pneus:

Vai viajar? Cuidado com os pneus! https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/vai-viajar-cuidado-com-os-pneus/

Aprenda a ler o pneu do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-o-pneu-do-seu-carro/