marcacoes pneu

Aprenda a ler as marcações de um pneu

Por: Gabriela Rabinovici

Entre as dúvidas mais comuns relativas aos pneus, está como identificar suas marcações. São diversas inscrições diferentes localizadas no flanco que designam as características da peça, funcionando como um “documento de identidade”.

Além da marca, medidas, data de fabricação, índices de carga, velocidade e desgaste, os caracteres indicam informações muito importantes na hora da utilização dos pneus. São elas:

Indicação de lado:

A marcação inside/outside indica qual lateral precisa ficar voltada para o lado de dentro e qual precisa ficar voltada para o lado de fora. Pneus assimétricos precisam encaixar no aro de forma correta para que tenha o devido desempenho.

Tipo de construção:

Se no flanco estiver escrito, por exemplo, “Tubeless Radial” significa que o pneu é do tipo radial sem câmara.

Homologação ECE:

O símbolo ECE indica que o pneu atende as normas da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (U.N.E.C.E.) em relação a pneus pneumáticos. O símbolo apresenta a letra E, mais um número que representa o país de liberação da folha de aprovação, seguido por uma série de números que identificam cada produto.

Homologação de Ruído Europeia:

A presença do número de ruído europeu aprovado indica que o pneu atende as Diretivas 2001/43/EC. Isso significa que a peça respeita os novos níveis de emissão de ruído estabelecidos para países europeus.

Saiba mais:

Evite usar pneus de marcas diferentes:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/evite-usar-pneus-de-marcas-diferentes/

Aprenda a ler o pneu do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-o-pneu-do-seu-carro/