Quando trocar os Pneus?

Desde a manhã desta sexta-feira (20/5), o Detran-RJ está informando á  população, por meio do seu site (www.detran.rj.gov.br), como descobrir o momento certo para a troca dos pneus. Com o mesmo objetivo, cartazes serão afixados em todas as unidades do departamento, nos próximos dias, numa campanha que tem como finalidade chamar atenção para o perigo que é circular com pneus em más condições.

detran3

A campanha mostra ao motorista, através de fotos, que não é difícil se verificar quando o pneu deve ser trocado. Basta que o responsável pelo veículo localize, na banda lateral externa do pneu, um pequeno triângulo ou a sigla em inglês TWI (que significa Tread Wear Indicator e, em tradução para o português, Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem).

detran4

Na direção apontada por uma das duas indicações, o motorista localiza, no interior de um dos frisos do pneu, uma saliência de borracha, o TWI. Quando esta saliência estiver do mesmo nível da banda de rodagem, chegou o momento de o pneu ser trocado. Isto pode ser constatado passando-se a ponta de uma caneta esferográfica sobre a parte da banda de rodagem onde estão a saliência. Se a caneta passar direto pelo sulco, é porque o pneu já se encontra em más condições.

Para o presidente do Detran, Fernando Avelino, á campanha como esta, que visa proteger a vida e a integridade física da população, á iniciativa que a nossa instituição tem a obrigação de implementar, significando um importante acréscimo aos nossos esforços permanentes para diminuir a violência no trânsito.

Fonte: Detran RJ