Dicas – Rodas

- Qual é melhor, uma roda de aço ou de liga leve?

No quesito resistência e desempenho elas são praticamente equivalentes para automóveis de passeio. No quesito peso, a roda de liga leve chega a ser 50% mais leve que a de aço para modelos de competição, para carros de passeio o peso quase não interfere. As rodas de liga leve são mais bonitas e têm maior variedade de desenhos, pois são fundidas. As rodas de liga leve chegam a custar pelo menos o dobro de uma similar de aço, mas valorizam o carro na revenda. A roda de liga leve apesar de ser mais frágil aos danos superficiais, ela também tem maior tolerância a reparos.

- Qual é o benefício de trocar para uma roda maior?

As rodas maiores utilizam pneus com perfis menores e paredes menores, deformando menos ao fazer uma curva o que dá mais estabilidade nas curvas em alta velocidade. Por isso, carros esportivos utilizam aros maiores, como 18 e 19.

- Se eu colocar uma roda mais pesada no meu carro ele vai gastar mais gasolina?

Sim, mas esse gasto não chega a ser muito superior, é como se você estivesse levando mais passageiros no seu carro, fazendo com que seu carro consuma mais gasolina para carregar o peso extra.

- Qual é ou melhor jeito de limpar uma roda?

Limpando semanalmente com água e sabão neutro (derivado da glicerina), evite produtos corrosivos ou derivados do petróleo ou borracha. Importante: Faça sempre a limpeza com as rodas frias, pois aplicar o sabão nas rodas quentes pode manchá-las.
O polimento pode ser feito a cada 2 meses com produtos próprios para rodas.e que com uma camada fina de cera, de preferência com selante. Evite produtos abrasivos, pois eles destroem o brilho original das rodas.
– Fique longe de guias e buracos: As rodas são sensíveis, tenha cuidado ao dirigir para não encostar em guias e cair em buracos, um impacto brusco pode prejudicar a peça e pode significar a necessidade de troca da peça. Rodas bem conservadas e aplicadas nos pneus corretos, devidamente calibrados, tem maior vida útil.

- Roda amassada tem recuperação?

Sim, mas só é recomendável recuperar uma roda se o dano ou amassado for externo, por questão de segurança, se o problema for na parte interna, não é recomendável fazer a recuperação, pois a roda não fica como nova, colocando em risco a vida do condutor e passageiros.

- Como trocar um estepe?

Para tirar é mais fácil, é só ter um macaco, suspender o carro e soltar os parafusos. Ao colocar o estepe deposite os parafusos em forma de cruz. Coloque um em cima e outro embaixo. Depois de fixados e apertados com a mão, utilize a chave de roda para terminar o aperto. Olhe sempre o pneu que está trocando de frente, quando estiver com os parafusos afrouxados os pneus estará inclinado. À medida que for apertando os parafusos ele vai ficar reto. Ao terminar de apertar os parafusos, abaixe o carro e libere o macaco. Depois é preciso reapertar. Nessa parte, será necessária mais força. Se ficar em dúvida se a roda está ou não bem encaixada, saia com o carro em velocidade reduzida e quando avistar um posto de combustível, ou mesmo uma borracharia, peça para alguém lhe ajudar e conferir se está tudo em ordem.