Dicas – Pneus

- Qual a diferença entre os pneus originais de um carro e outros de marca diferente?

Os pneus originais são aqueles que vêm com a mesma medida, índice de carga e velocidade que o automóvel original de fábrica precisa. Os pneus de marca diferente, podem ter até a mesma medida e aplicação, mas o índice de carga e velocidade será diferenciado.

- Qual é a calibragem correta de um pneu?

A calibragem correta de um pneu varia de acordo com o modelo do automóvel, aro do pneu e carga que transporta. Você pode encontrar esta informação no manual do seu automóvel, na tampa de gasolina ou no lado de dentro da porta.

- Como ler a medida de um pneu?

Normalmente os pneus vêm com uma marcação alfanumérica como esta: 205/55 R16 91V. Esta marcação tem o seguinte significado:
205 – Corresponde à largura do pneu em milímetros.
55 – Porcentagem da altura em relação a largura do pneu, ou seja 55%.
R – Informa que a construção do pneu é radial. Hoje em dia grande parte dos pneus são radiais.
16 – Indica o aro do pneu em polegadas.
91 – Corresponde ao valor de carga máxima individual que o pneu suporta, o número 91 corresponde a 615 kg.
V – Corresponde ao valor de velocidade máxima que o pneu suporta, a letra V corresponde a 240 km/h.

- Qual é o peso máximo que posso pôr no meu pneu? Como ler esta informação no pneu?
Geralmente os pneus vêm com a seguinte marcação: 205/55 R16 91V. A numeração que vem antes da última letra corresponde à carga máxima que cada pneu suporta. Cada número corresponde a um valor em quilograma (Kg) conforme tabela abaixo:

Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg
60
61
62
63
64
65
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67
68
69
70
250
257
265
272
280
290
300
307
315
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335
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345
355
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475
487
500
515
530
545
560
580
600
615
630
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
650
670
690
710
730
750
775
800
825
850
875
104
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106
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108
109
110
111
112
113
114
900
925
950
975
1.000
1.030
1.060
1.090
1.120
1.150
1.180
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
1,215
1.250
1.285
1.320
1.360
1.400
1.450
1.500
1.550
1.600
1.650

 

- É comum meu pneu vibrar? Por que meu pneu vibra?

Não, se o pneu está vibrando é porque está na hora de calibrá-lo. Se a vibração persistir verifique se os pneus precisam de alinhamento ou balanceamento.

- Por que um pneu careca é perigoso?

Porque o pneu careca tem um sulco mais raso, sem espaço para passar água em dias chuvosos. Ele se torna perigoso por aumentar as chances de derrapagens em pisos molhados podendo causar acidentes.

- Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se meu pneu está muito liso?

Algumas marcas de pneus vêm com indicadores de desgaste que alertam o momento exato da troca do pneu. Se o seu pneu não vem com indicador de vida útil, um teste muito simples é deitar um palito de fósforo sobre um dos sulcos do pneu, se a cabeça do palito não se desaparecer completamente dentro sulco é hora de realizar a troca.

- O que é protetor de borda? Para que serve?

O protetor de borda é uma parede mais grossa e reforçada do pneu, ela serve para tornar o pneu mais resistente a furos.

- Como deve ser feito o rodízio dos pneus?

O rodízio deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou menos, de acordo com cada pneu. O rodízio é importante pois os pneus dianteiros e traseiros são afetados por diferentes tipos de cargas e frenagens, o rodízio ajuda no desgaste mais uniforme dos pneus, aumentando a vida útil deles.

- Posso mudar a medida do meu pneu?

Sim, mas antes entre em contato com um profissional qualificado para evitar possíveis transtornos. É importante levar em consideração:
– Diâmetro externo (a medida não deve ultrapassar 3% em pneus de automóveis e 2% em pneus de picapes);
– Índice de carga e velocidade homologado pela montadora (que deve ser maior ou igual ao pneu original).

- Quantos quilômetros um pneu pode rodar?

Não há um número exato, mas geralmente os pneus são trocados a cada 20 mil- 40 mil quilômetros rodados, algumas marcas de pneus vêm com indicadores de desgaste que alertam o momento exato da troca do pneu.

- O que são pneus Run flat?

Os pneus Run flat são pneus reforçados que, em caso de furo, permitem que o veículo continue a rodar, em velocidade reduzida, por mais vários quilômetros.

- O que são pneus de alta performance?

Os pneus de alta performance são pneus superiores, desenvolvidos para oferecer, tração e frenagem acima dos modelos convencionais, mais acima de tudo garantir dirigibilidade em alta velocidade.

-  A minha maneira de dirigir afeta meus pneus?

Sim, a maneira do condutor dirigir afeta os pneus. Para evitar problemas prematuros, escolha sempre caminhos com ruas e estradas com asfalto liso, evite caminhos esburacados. É importante ressaltar que não é apenas o modo de dirigir que afeta os pneus, alguns maus hábitos também diminuem a vida útil do pneu, como andar com pneus desalinhados, o que exige muito mais esforço da suspensão dianteira.

- Como eu sei qual é o melhor pneu para o meu veículo?

Atualmente há diferentes marcas e alternativas de pneus no mercado. O melhor pneu vai depender do que você vai exigir do seu veículo, mas a melhor alternativa que garante a segurança e o melhor desempenho pelas montadoras é equipamento original.

- Por que os pneus têm limite de carga e velocidade?

Os índices de carga e velocidade são homologados pelas montadoras, além de obedecer às normas internacionais da ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros). Os limites servem para, além de manter a vida útil correta dos pneus, garantir a segurança dos passageiros. Por isso é sempre importante verificar os índices de carga e velocidade adequados para cada veículo.

- Posso usar pneus de modelos diferentes em meu carro?

Usar pneus de marcas diferentes é prejudicial ao seu carro, pois cada pneu tem um tipo de desenho com uma função diferente, desequilibrando o conjunto e influenciando na dirigibilidade. Alguns automóveis têm por padrão pneus de medidas diferentes na parte dianteira e traseira do carro, neste caso verifique com um especialista quais pneus podem ser utilizados juntos para manter a segurança da direção do seu automóvel.

- Pneus novos: devem ser instalados na frente ou atrás?

Os pneus devem ser instalados na parte traseira por ser um eixo mais vulnerável que precisa de maior segurança, e pelo simples fato que temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção.